Todos os que gostam de ler já se viram confrontados com um problema: qual a melhor posição para ler? Às vezes, estamos na cama mas há ali qualquer coisa nas nossas costas que nos faz mudar de posição constantemente. Outras vezes, estamos sentados numa cadeira e o pescoço começa a doer. E, claro, há também aqueles casos em que estamos de tal forma confortáveis – por exemplo de barriga para baixo, na praia, a sentir o sol nas costas – que adormecemos com o livro na cara e apanhamos um escaldão.
Natalie Meyer, colaboradora do website norte-americano Book Riot, também foi confrontada com este problema, confessando comportar-se como ‘um porco no espeto’ quando está a ler. Assim, farta de estar desconfortável enquanto lê, decidiu fazer um teste para perceber qual a melhor posição para ler.
Para responder a esta eterna dúvida, foram testadas e cronometradas várias posições enquanto lia. A melhor posição para ler seria aquela que Natalie aguentasse durante mais tempo e sem se mexer. Para se certificar de que o método resultava, deu 3 tentativas a cada posição e somou o tempo de cada uma dessas tentativas para fazer uma média. Como o livro que estamos a ler também pode influenciar o conforto da posição, Natalie Meyer assegurou-se de escolher uma amostra de livros diferentes.
A melhor posição para ler: quem ganha?
Os resultados do mini-estudo de Natalie Meyer foram então os seguintes:
Sentado num banco do parque – 48 minutos e 6 segundos
Deitado de barriga para baixo – 32 minutos e 12 segundos
Em pé – 27 minutos e 24 segundos
Sentado num bar – 25 minutos e 45 segundos
Deitado de costas – 17 minutos e 39 segundos
Deitado sobre o lado direito – 16 minutos e 26 segundos
Deitado sobre o lado esquerdo – 11 minutos e 26 segundos
Comentários
Postar um comentário